Você sabe como surgiu a tesoura?

Cortar, criar moldes, dar acabamento, tudo isso é possível utilizando uma tesoura. Mas você já parou para pensar qual a origem deste objeto tão importante para o corte e costura? Não se sabe ao certo, mas acredita-se que os primeiros utensílios semelhantes às tesouras tenham surgido no Antigo Egito, em 1500 a.C. Mas, o formato que conhecemos hoje, com duas lâminas assimétricas, foi criando anos depois no Império Romano. Estes usavam bastante as tais lâminas para cortar cabelo, tecido e até tosquiar os animais.
As tesouras na época eram feitas de ferro, bronze e apresentavam um corte imperfeito. O maior avanço para o objeto foi dado por Robert Hinchliffe, que produziu o primeiro par de tesouras modernas em aço polido. Realidade que permitiu ainda mais o aperfeiçoamento do corte, responsável pela massificação da tesoura.

Por isso, separamos algns tipos de tesoura usados nos dias de hoje e suas formas de uso.

Tesoura de bordado: usada para alcançar detalhes pequenos com mais precisão, cortar linhas e piques. A lâmina é pequena e muito afiada, pode ser reta ou curvada. Usada muito para bordado ou crochê, por ter o corte preciso.


Tesoura de mola ou arremate: usado para cortar as linhas na máquina de costura, possui a pega mais prática, o que torna a ação mais rápido. Lâmina é pequena e afiada. Muito boa para dar acabamento nas costuras de patchwork, retirando as linhas que ficam no encontro do tecido e barra.

Tesoura de alfaiate: possui lâmina de aço inoxidável e cabo em liga de zinco, indicada para corte de tecidos, papéis, plástico e couro fino. Excelente desempenho e alta precisão de corte. Por ser muito bonita, é ideal para quem gosta de itens de papelaria, confeccionar scrapbooks e diários. 

 

Tesoura Costura Titânio Titanium Uso Geral: Não Perde Corte. Muito afiada, leve e de fácil manuseio. Pode ser usada em diversos materiais e dar acabamento.

Tesoura Com Guia Laser Para Corte Preciso: Esta é uma opção para quem deseja manter a impecabilidade no trabalho. Ótima para cortar papel, tecido, possui raio-laser e proporciona uma mira com precisão. Facilita seus trabalhos de costura e otimiza seu tempo. Possui lâminas inoxidáveis e um cabo de fácil manuseio. 

Agora você conhece diversos tipos de tesoura ideais para facilitar o dia a dia, e é só escolher a que mais se adequa ao seu trabalho!Temos todos esses e outros modelos de tesouras disponíveis aqui no nosso site.

Enviem sugestões curiosidades ou assuntos que desejam saber mais para o nosso e mail: [email protected]
Siga-nos nas nossas redes sociais @costuremais