5 técnicas de costura que pouca gente conhece

Conhecer novas técnicas permite ao artesão evoluir cada vez mais na costura. E quando o assunto é acabamento o ideal é ter um aperfeiçoamento constante. Procurando tornar-se cada vez mais versátil é importante saber a melhor costura usar e qual tecido e peça utilizá-la para obter um excelente resultado. Por isso, separamos 5 técnicas de costura que podem lhe ajudar a elaborar peças perfeitas que deixarão seus clientes cada vez mais satisfeitos. Confira:

1 - Costura Francesa

Perfeita para quem procura elaborar um acabamento com excelência. Ela é um método para realizar costuras duplas e esconder as arestas do tecido. Muito utilizada no mundo da moda, previne que o tecido esgarce com facilidade, ideal para tecidos leves e finos e pode ser feita por quem não domina o uso da overlock. O seu acabamento é limpo e elegante, sempre dando um ar diferenciado à peça.

2 – Zig-Zag

Muito simples de ser feita e super eficaz. Este tipo de costura pode ser utilizado em malhas ou tecidos com elasticidade por adaptar a costura ao formato. E ainda evita que o tecido desfie conferindo um acabamento durável para as peças. Para fazê-la deve regular o ponto na máquina conforme desejado.

3 – Costura Dupla

Principal técnica na costura. Amplamente utilizada para o acabamento de diversos tipos de produtos. Para realizar, basta adquirir uma agulha dupla, encaixar a linha e realizar a costura normalmente. Simples, não é mesmo? E desta forma você irá conseguir um resultado semelhante ao de uma galoneira.

4 – Costura Inglesa/Rebatida

A diferença desta para a costura francesa é que esta fica aparente na finalização, é uma costura pespontada, bastante utilizada em camisaria. Também pode ser usada em diferentes tipos de tecidos e peças, unindo diversos materiais, sendo leves ou encorpados.

5 – Costura Fechada

Se você for iniciante, este é o tipo ideal para começar! Esse é um dos tipos de costura mais comuns, primeiro una os tecidos com a máquina reta e depois realize o acabamento com a overlock e voilá, pronto!


Agora você conhece diversos tipos de costura, basta escolher a que mais combina com o seu trabalho e aprimorar ainda mais o seu acabamento!

Enviem sugestões curiosidades ou assuntos que desejam saber mais para o nosso e mail: [email protected]
Siga-nos nas nossas redes sociais @costuremais