O que você precisa ter para começar na Costura Criativa

Para você se destacar no artesanato, a criatividade é uma das competências mais importantes. A costura é uma técnica milenar com origem primitiva, que surgiu com a necessidade de proteção pelo homem primata e consiste na união de dois materiais, permitindo a imaginação ficar livre para criar. E para desenvolver a costura criativa são inúmeras possibilidades. Transforme tecidos em peças exclusivas que reaproveitam a matéria prima com o uso da máquina de costura.

E se você está começando, saiba como não errar nas escolhas dos equipamentos e confira os itens essenciais.

Tesoura

O ideal é ter pelo menos duas tesouras com tamanhos diferentes. Opte pelos modelos que oferecem formato anatômico e precisão no corte, pois já que está no início é importante ter conforto e rapidez para executar seus trabalhos. O tamanho vai lhe ajudar a aproveitar os materiais da melhor forma possível e otimizar seu tempo.

Linha

Para dar um melhor acabamento para as suas peças, tenha sempre à mão vários tipos de linha. Quando for usar a máquina, escolha de acordo com a peça que está trabalhando. Para materiais sintéticos, a linha de poliamida pode ser utilizada. Já para itens de bebê, a de algodão é ideal. E a de poliéster, que é super versátil para diversos tipos de tecidos.

Alfinetes

Escolha alfinetes finos, que são mais fáceis de serem colocados e marcam menos as peças. Também tenha um alfineteiro ou uma caixinha para armazenar os que não são utilizados.

Fita métrica

Um item essencial para quem está começando e precisa tirar as dimensões exatas para confecção de peças. Dê preferência as que têm medida na frente e verso, que vai facilitar na hora de tirar medidas.

Descosturador

Melhor amigo para quem está iniciando. Além de permitir desfazer a costura com facilidade também é usado para abrir casas para os botões.

Agulhas

Agulha de mão, para máquina industrial ou máquina doméstica, é importante ter uma variedade para utilizar em seus trabalhos. Escolha sempre a melhor opção para a costura desejada e guarde sempre agulhas reserva.